sexta-feira, 1 de maio de 2009




Relato dos dias 27/04 e 29/04
Estamos cada vez mais perto do mês de maio, e nessa segunda-feira a acolhida foi pelo som, com as músicas marianas. As crianças gostaram muito, a professora foi cantando junto com eles.
Depois da acolhida, a professora fez uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a letra M. A interação das crianças era intensa e foi dada a devida importância aos nomes MARIA e MAMÃE, as homenageadas do mês. Outras palavras foram: MAÇÃ, MEIA, MACACO, MARIAH e MAIARA.
As crianças fizeram também a movimentação da letra M com cola colorida e depois com caneta hidrocor. Lancharam. Eu, particularmente, gostei muito da movimentação corporal da letra M que além de aprender a maneira como a qual se escreve é possível trabalhar o equilíbrio, a direção e muitas outras capacidades que pode se desenvolver no aluno.
A professora também levou os alunos para a Sala de Música. Lá tinha uma projeção com o power point aberto que continha algumas parlendas. A professora teria de escolher uma parlenda para apresentar com a turma. Ela escolheu a seguinte:
“Um, dois,
Feijão com arroz
Três, Quatro,
Feijão no prato,
Cinco, seis,
Falar inglês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.”

Na quarta-feira a professora reuniu-se com a turma no tapete para falar sobre o mês de maio, que é o mês da mamãe do céu e também da mãe de cada um. Quando sentaram nas cadeirinhas a professora perguntou a cada criança o nome de sua respectiva mãe e enquanto falavam ela escrevia o nome no quadro-negro. Depois distribuiu as folhas e então fez a movimentação da letra inicial da mãe. Fizeram também neste dia a escrita da palavra MÃE com a caneta hidrocor. As crianças lancharam. Em seguida, foram ao parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário