domingo, 12 de abril de 2009

Atividades do projeto, brincadeiras e aniversário de Ir. Carmelita

Uma nova semana chegou. Ao entrarem na sala, as crianças colocavam suas mochilas nos seus respectivos lugares. Foram para o pátio da Escola Infantil onde tiveram a acolhida com músicas e oração ao “Papai do Céu” de forma individual e a qual Jesus nos ensinou coletivamente. É, para mim, de suma importância mostrar o valor da religião, de buscar o que transcende o ser humano desde a infância, para que haja, futuramente, uma valorização da relação homem-Deus, homem-família, homem-homem.
Depois da acolhida, foram para a sala e fizeram uma atividade do projeto. A professora foi em cada mesa perguntar para a criança: “o que é alimentação?”. Falaram muitas coisas: carne moída, arroz, cenoura, feijão, etc. Segundo MAMEDE – NEVES (1998), “devemos respeitar a maneira como a criança conduz e organiza sua aprendizagem, respeitando o espaço infantil. Sabendo esperar o seu tempo de aprender, entendendo o seu pensamento e identificando seus conhecimentos prévios.”



Depois de ter escrito o que as crianças disseram, a professora distribuiu canetinhas para que as crianças escrevessem o que tinham dito. Fiquei impressionada pela capacidade motora de muitas crianças em escrever palavras, é muito diferente do que imaginei que fosse, elas realmente escrevem muito bem.


Lancharam. Foram ao tapete e brincaram bastante. A professora brincou de passa-anel com as crianças, elas acharam muito divertido e seguiram as regras direitinho, Segundo Piaget “caracterizado pelo egocentrismo infantil. A criança aceita as regras que recebe do exterior, dos adultos ou dos meninos mais velhos (no caso do jogo). Considera as regras sagradas e imutáveis e é completamente avessa à sua alteração. Jogam com os outros, imitando-os. Crêem que estejam em interação com os demais, enquanto jogam só para si e modificam as regras sem perceber.

Na quarta-feira, quando cheguei à sala, a turma estava reunida no tapete conversando sobre o projeto, e mostrando sua pesquisa de casa sobre alimentação. Depois foram para suas mesas e copiar do quadro o questionamento: “quais são os alimentos saudáveis?”. Mais uma vez fiquei impressionada com a coordenação motora das crianças. Depois desta atividade elas lancharam. Outra atividade que fizeram foi com a letra L. A professora indagou seus alunos sobre quais palavras começam com a letra L, as crianças participaram muito dando suas opiniões. Algumas palavras foram Lucas, Luís, lápis, Luíza, Laura, lanche, livro, etc. Segundo César Coll “quando o aluno enfrenta um novo conteúdo a ser aprendido, sempre o faz armado com uma série de conceitos, concepções, representações e conhecimentos adquiridos no decorrer de suas experiências anteriores, que utiliza como instrumento de leitura e interpretação, e que selecionará, como as organizará e que tipo de relações estabelecerá entre elas.”

L

LUCAS

LÁPIS

LUCAS

LIVRO
Após citarem muitas palavras com a letra L, a professora distribuiu folhas para fazer a movimentação com cola colorida. De mesa em mesa a professora acompanhou seus alunos. Com cuidado e atenção, a professora orientou por onde deveriam começar e terminar.
Ainda neste dia tivemos a comemoração do aniversário da Ir. Carmelita. As crianças estavam muito alegres esperando a aniversariante. Ela sabe que é muito querida entre nós e ocupa um grande espaço em nossos corações.



PARABÉNS IRMÃ CARMELITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário