quinta-feira, 30 de abril de 2009

SINTONIZE JESUS

Você é bom de escuta?
Então, vamos ao teste:
Você já escutou o som de uma plantinha quando cresce?
Já ouviu o som de uma flor que se abre à luz do sol?
Escutou o som da sombra da noite,quando envolve a terra na sua escuridão?
Já sentiu a leveza da aurora quando,ao amanhecer, pousa sobre o mundo a sua luz?
Se você ainda não se deu tempopara a escuta da natureza...
ao menos captou o movimento de sua mente
quando te abre para a compreensão de uma palavra?
Já percebeu a beleza de uma expressão carinhosa,
quando desliza da mente até o coração?
É possível que toda esta realidadejá esteja envolvendo sua vida.
Pode ser também que você
ainda não tenha desenvolvido tal sensibilidade...
para crer sem ver.
Assim é no plano da fé.
É a fé que nos faz ver o invisívele experienciar a sua realidade:
Deus ama você.
Ele enviou seu filho Jesuspara indicar-lhe o caminho da salvação.
Jesus deu sua vida para que ninguém
permanecesse na morte.
Com sua ressurreição revelou
e nos trouxe aquela vida nova que,
no profundo de seu coração,
você deseja viver.
Cada dia de sua vida
sintonize o que Jesus fez por você!
Descubra a beleza da fé;
agarre a força da esperança;
sintonize o sentido profundo desta vida nova;
corra... para testemunhar a outros esta maravilha!
Feliz Páscoa! você está vivendo-a!

Relato dos dias 13, 15 e 22/04
Embora a comemoração da Páscoa tenha acabado, as crianças fizeram na segunda-feira algumas atividades relacionadas a essa data tão especial. Para começar a tarde, as crianças fizeram a movimentação da palavra COELHO com cola colorida e a reescrita da mesma com caneta hidrocor.

Depois da atividade de movimentação e reescrita, as crianças lancharam. Em seguida, outra atividade feita foi o quebra-cabeça do ovo de Páscoa. Algumas crianças demonstraram dificuldade para montá-lo. Depois de conseguir montar, elas pintaram o ovinho. Ficou bem colorido.
A quarta-feira foi muito divertida. As crianças tiveram aula de Educação pelo Movimento. Antes, esperamos a chegada de mais crianças, as que chegam um pouco mais tarde e depois fomos em direção ao ginásio, onde ocorre a aula. Houve um pequeno atraso, pois não se encontrava a chave da sala especial para a aula, mas se resolveu o problema. Antes de entrarem na sala tiraram os sapatos por causa do tapete e lá a professora explicou a tarefa: as crianças deveriam ficar dentro do bambolê, passar o corpo por dentro de sua circunferência e repetir esse processo até chegar perto de onde está a professora. Depois disso, elas procurariam dentro das diversas letras do alfabeto a letra inicial do seu nome. Algumas crianças demonstraram dificuldade na hora em que tiveram que lidar com o bambolê.
Voltando para a sala as crianças fizeram o registro da aula em desenho. A maioria desenhou o bambolê, mas alguns não esqueceram de colocar no desenho as letras que também fizeram parte da aula.
Após a atividade elas lancharam. Ainda neste dia fomos a Biblioteca Infantil onde a tia Viviane contou algumas histórias. As crianças gostaram bastante.
Como a semana começou quarta-feira, devido ao feriado de Tiradentes, a acolhida foi realizada hoje, cheia de músicas e, principalmente, de orações.
Voltando para sala a atividade realizada foi a de recontar para a professora a história do livro “O Quarto de Lucas”, que foi usado como base em muitas atividades. Depois as crianças escreveram espontaneamente a história contada para a professora.
Lancharam. Após o lanche eles desenharam para a capa da pasta intitulada “Minhas Atividades”, as crianças gostaram muito já que o desenho era livre e podiam soltar a imaginação.

domingo, 12 de abril de 2009

Atividades do projeto, brincadeiras e aniversário de Ir. Carmelita

Uma nova semana chegou. Ao entrarem na sala, as crianças colocavam suas mochilas nos seus respectivos lugares. Foram para o pátio da Escola Infantil onde tiveram a acolhida com músicas e oração ao “Papai do Céu” de forma individual e a qual Jesus nos ensinou coletivamente. É, para mim, de suma importância mostrar o valor da religião, de buscar o que transcende o ser humano desde a infância, para que haja, futuramente, uma valorização da relação homem-Deus, homem-família, homem-homem.
Depois da acolhida, foram para a sala e fizeram uma atividade do projeto. A professora foi em cada mesa perguntar para a criança: “o que é alimentação?”. Falaram muitas coisas: carne moída, arroz, cenoura, feijão, etc. Segundo MAMEDE – NEVES (1998), “devemos respeitar a maneira como a criança conduz e organiza sua aprendizagem, respeitando o espaço infantil. Sabendo esperar o seu tempo de aprender, entendendo o seu pensamento e identificando seus conhecimentos prévios.”



Depois de ter escrito o que as crianças disseram, a professora distribuiu canetinhas para que as crianças escrevessem o que tinham dito. Fiquei impressionada pela capacidade motora de muitas crianças em escrever palavras, é muito diferente do que imaginei que fosse, elas realmente escrevem muito bem.


Lancharam. Foram ao tapete e brincaram bastante. A professora brincou de passa-anel com as crianças, elas acharam muito divertido e seguiram as regras direitinho, Segundo Piaget “caracterizado pelo egocentrismo infantil. A criança aceita as regras que recebe do exterior, dos adultos ou dos meninos mais velhos (no caso do jogo). Considera as regras sagradas e imutáveis e é completamente avessa à sua alteração. Jogam com os outros, imitando-os. Crêem que estejam em interação com os demais, enquanto jogam só para si e modificam as regras sem perceber.

Na quarta-feira, quando cheguei à sala, a turma estava reunida no tapete conversando sobre o projeto, e mostrando sua pesquisa de casa sobre alimentação. Depois foram para suas mesas e copiar do quadro o questionamento: “quais são os alimentos saudáveis?”. Mais uma vez fiquei impressionada com a coordenação motora das crianças. Depois desta atividade elas lancharam. Outra atividade que fizeram foi com a letra L. A professora indagou seus alunos sobre quais palavras começam com a letra L, as crianças participaram muito dando suas opiniões. Algumas palavras foram Lucas, Luís, lápis, Luíza, Laura, lanche, livro, etc. Segundo César Coll “quando o aluno enfrenta um novo conteúdo a ser aprendido, sempre o faz armado com uma série de conceitos, concepções, representações e conhecimentos adquiridos no decorrer de suas experiências anteriores, que utiliza como instrumento de leitura e interpretação, e que selecionará, como as organizará e que tipo de relações estabelecerá entre elas.”

L

LUCAS

LÁPIS

LUCAS

LIVRO
Após citarem muitas palavras com a letra L, a professora distribuiu folhas para fazer a movimentação com cola colorida. De mesa em mesa a professora acompanhou seus alunos. Com cuidado e atenção, a professora orientou por onde deveriam começar e terminar.
Ainda neste dia tivemos a comemoração do aniversário da Ir. Carmelita. As crianças estavam muito alegres esperando a aniversariante. Ela sabe que é muito querida entre nós e ocupa um grande espaço em nossos corações.



PARABÉNS IRMÃ CARMELITA!

movimentação, seriação e BIBLIOTEQUINHA!!!

Na segunda-feira, quando cheguei, as crianças estavam fazendo a movimentação da palavra QUARTO. Observei que algumas crianças faziam uma movimentação incrivelmente bem, fiquei surpresa ao ver tamanho desenvolvimento. A atividade que estavam fazendo era de acordo com o livro que estão trabalhando “O quarto de Lucas”.
Depois da atividade, as crianças lancharam, foram para o tapete para brincar e esperar as outras crianças acabarem de lanchar. Ao ver que todas as crianças lancharam, a professora os convidou para ir ao parque, as crianças ficaram muito alegres e logo se enfileiraram em direção ao parque. Não fui ao parque, pois estava recortando uma atividade.
Ao voltar para sala, já revigorados pela saída ao parque, as crianças fizeram uma atividade de seriação com três elementos. Era a ilustração de um barco. A maioria das crianças fez sozinha, enquanto outras precisavam mediação ou não lhe despertava interesse.
ao chegarem a professora os cumprimenta calorosamente e as convida a se sentarem no tapete. Ali, no tapete, as crianças cantaram algumas cantigas, uma das preferidas da turma era “O sapo não lava o pé”, e músicas que elas mesmas queriam cantar, como por exemplo, “A dança do quadrado”. Depois deste momento no tapete, sentaram em suas mesas e começaram uma nova atividade: ordenar a palavra QUARTO. Em algumas mesas ela foi ajudando, mediando quando necessário.
As crianças lancharam e foram ao tapete. Pegaram brinquedos, livros ou simplesmente conversavam, cantarolavam, corriam e aí nós intervirmos para prevenir que nenhum acidente aconteça ou pra não agitar as outras crianças.
Formaram fila e foram para a biblioteca infantil. Eu fiquei um pouco mais de tempo na sala para organizar a estante, que estava desarrumada por causa das crianças.
Quando cheguei à biblioteca infantil, Tia Viviane estava contando uma história com um livro sobre os bichos. Ela dava dicas do bichinho e as crianças adivinhavam, elas gostaram. No livro também tinha máscaras nas quais as crianças se posicionavam atrás dos livros e identificavam os bichinhos que apareciam. Elas foram bem espontâneas, queriam participar de qualquer jeito.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas




Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.




sexta-feira, 10 de abril de 2009

COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA











Relato do dia 06/04 e 08/04
A acolhida de segunda-feira foi pelo som. Começava hoje o ensaio da comemoração de Páscoa na Escola Infantil. As crianças conheceram e cantaram as músicas da quarta-feira.
Os conhecimentos prévios da letra C marcaram nossa segunda-feira, as crianças interagiram muito e palavras com a letra estudada foram enchendo o quadro-negro com a ajuda delas. As palavras foram: COELHO, CASA, CACHORRO, CLARA, CADEIRA CARAMBOLA...
Após este estudo da letra C, as crianças fizeram a movimentação da mesma com cola colorida e depois com a caneta hidrocor. Fizeram o lanche e depois foram ao parque.
A quarta-feira começou animada! A tarde já começava com os ensaios da comemoração de Páscoa que, por sua vez, ocorreria mais tarde.
Ensaiaram bastante e depois lancharam.
Após o lanche, as crianças brincaram no tapete enquanto arrumavam a sala a espera dos pais, colocando as cadeiras em círculo.
Ao final da tarde iniciou-se a comemoração de Páscoa. No pátio da Escola Infantil, os pais dos alunos recebiam as bênçãos do Padre Murialdo e ouviram palavras da nossa diretora Irmã Suraya Chaloub. Ao entrar na sala os pais assistiram a apresentação de seus filhos, os abraçaram, tiraram fotos, enfim foi uma tarde muito feliz com presença forte da família e de Jesus incorporada nela.