segunda-feira, 9 de março de 2009

Um novo olhar para a Educação

Meu nome é Eurilene Gomes Tinoco, tenho 16 anos. Fiz a prova do Normal Médio. Passei. Fiz a matrícula, mas não sabia ao certo como seria o curso. As pessoas me diziam que seria difícil por causa dos estágios e que sairia de lá formada.
O início das aulas chegou e eu ainda não entendia o propósito do curso. Porém a medida que eu conhecia os professores percebia que era a formação de professores, mas não me senti nem um pouco arrependida deda minha decisão ao entrar para o CENSA, pois no decorrer deste tempo adquiri muita experiência, aprendi bastante e fiz grandes amizades.
No primeiro ano minhas expectativas eram de descobrir a profissão que eu realmente queria, ser feliz no que eu fosse fazer, procurar minha personalidade, minha essência.
Os desafios que tive foram muitos, como conciliar os estágios com os estudos, aceitar os meus fracassos e até mesmo cuidar de crianças, pois tinha pouquíssima experiência e não pensei que iria fazer tanta falta, mas no final tudo dava certo.
Os meus sonhos são ajudar a minha família financeiramente, pagar a faculdade das minhas irmãs e estabilizar na minha vida profissional.
Os estágios sempre foram cruciais e no curso Formação de Professores não é diferente. A falta deles compromete o bom desempenho do profissional. Na prática educativa eu observei como é aplicada a teoria. E é muito interessante o processo de construção do conhecimento, a interação dos alunos, a atenção da professora. Também dei assistência à professora quando precisava. A prática educativa me deu um novo olhar para a escola, os alunos e os professores.
As transformações desde o primeiro ano foram muitas como falar em público um pouco melhor, ter um contato com as crianças, criar um laço afetivo com elas, organizar meu tempo, trabalhar nos meus projetos com mais empenho e demonstro mais interesse pelos estudos.
Foram experiências enriquecedoras e contínuas que me fez entender a importância do papel do professor e da práxis pedagógica.

2 comentários:

  1. Lene, eu tenho muito orgulho de poder ter compartulhado um pouco do seu crescimento pessoal e profissional!
    Tenho um carinho super especial por vc e acredito que vc terá um futuro profissional brilhante!!
    Siga em frente, pois seu propóito é muito bonito e nobre! Conte comigo para o que precisar!!
    Um grande beijo!
    Liliana ( professora de Didática - CENSA)

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ver seu crescimento no decorrer de toda sua caminhada. Continue assim, essa menina esforçada e sempre ultrapassando os seus limites. Você é capaz! Beijos, Fabiana =)

    ResponderExcluir