quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Minha terceira aula foi da disciplina de Ciências, particularmente, minha preferida, por isso me senti extremamente motivada ao dar minha aula, estudei muito para que tudo saísse perfeito. O conteúdo era os três estados físicos da água. Procurei pela professora responsável pelo ensino de Ciências na escola, Quitéria Paravidino, graças à ela tive muitas opções de experiências para fazer com os alunos. Quem me ajudou a conseguir alguns materiais necessários à aula foi a Irmã Cláudia com gelo e recipientes para adicionar a água.
Antes de começar a aula, arrumei uma sala com as cadeiras em círculos para todos visualizarem o melhor possível as experiências.
Comecei a aula falando sobre os estados físicos da água e como provar que o estado gasoso (vapor) existe, e assim iniciar as experiências. A primeira foi visualizar um copo com água gelada e ver que aquelas gotas que se formam em volta do copo era o vapor, provando que este, mesmo que invisível, está presente em todos os lugares. Depois deixei que cada um observasse mais de perto as experiências em cima da mesa. Após minha explicação, em que esforcei ao máximo para que todos gostassem e levassem consigo esse conhecimento, pedi para que fizessem uma atividade escrita. Assim terminou meu ciclo de aulas para complementar a prática, penso que da melhor maneira possível, onde eu realmente queria estar, na minha querida e conhecida turma, que me fez sentir bem e segura para continuar.
Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram até aqui.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

RELATO DO DIA 16/09/09
Nesta semana me mudei para o segundo ano.
Na quarta-feira, as crianças iniciaram os estudos fazendo atividades no caderno de Língua Portuguesa. Elas estavam estudando nomes próprios e comuns, as ações, etc.
Depois do caderno, fizeram exercícios do livro de Língua Portuguesa de interpretação de texto.
Após estas atividades, lancharam e foram ao recreio para brincar um pouco com os colegas.
Voltando a sala fizeram teste de história. Em algumas passagens do teste, percebi que eles tinham que mostrar a utilidade de muitos objetos que usamos no cotidiano, de que eram feitos, onde ficam, etc. No que sentiram mais dificuldade foi saber do que era feito o papel, que no caso a resposta seria celulose, me perguntaram fiquei com muito dó, mas não poderia dizer, afinal era teste. Mesmo com essa dificuldade, as crianças acabaram rapidamente.
Por fim, a última atividade foi no caderno de português. O exercício era baseado nas atividades anteriores de identificar e classificar os nomes em próprios e comuns e a ação na frase.
Eu estou muito feliz. Mudei-me para uma nova turma. Na verdade não é uma turma nova pra mim. Conheço-a desde quando eu estava no primeiro ano, quando estavam no terceiro período, hoje estão na primeira série (2º ano). Foi a turma que eu mais me identifiquei durante todo o meu curso. O carinho, a autonomia, inteligência e participação que me conquistaram permanecem. Essas crianças formam uma turma excelente e me motiva muito estagiar com ela.